Se você pediu um Uber e por algum motivo o carro não chegar, a corrida pode ter sido cancelada equivocadamente. Ou, se você mesmo cancelou a corrida porque não conseguiu fazer contato com o motorista, o carro demorou muito ou o próprio motorista “pediu para cancelar”, saiba que é possível abrir uma reclamação e pedir reembolso da taxa de cancelamento em forma de crédito para as próximas corridas. Para isso, basta visitar seu histórico, selecionar a viagem e checar o recibo do valor.
Taxas de cancelamento
Segundo o Uber, as taxas de cancelamento ajudam a garantir mais eficiência no app e partidas mais rápidas aos usuários. Os valores diferem por cidade e opção de veículo.
Atente aos detalhes:
- Você pode cancelar uma viagem sem custo em até 5 minutos após o motorista ter aceitado;
- Em algumas cidades, você pode ter que pagar uma taxa se cancelar a viagem 2 minutos após o motorista ter aceitado a sua corrida. O Uber não informa quais são;
Taxa de cancelamento do Uber Pool
Será cobrada uma taxa de cancelamento nas seguintes situações:
- Se você cancelar a qualquer momento após o seu motorista aceitar a viagem;
- Se você cancelar a qualquer momento depois que o motorista chegar;
- Se o motorista cancelar depois de esperar dois minutos no local de partida;
Ainda de acordo com o Uber, não será cobrada uma taxa de cancelamento em solicitações do Uber Pool se você cancelar a viagem antes de um motorista aceitá-la ou se o motorista cancelar a viagem antes de esperar dois minutos no seu local de partida.
Como pedir reembolso (reclamar no Uber)?
- Acesse o Uber;
- Toque no menu superior do canto esquerdo;
- Selecione “Suas Viagens”;
- Role a página para encontrar uma viagem com a tag “cancelado”;
- Observe se houve cobrança e escolha “problema com a taxa de cancelamento”;
- Em “Conte mais” o Uber vai convidá-lo a explicar o que ocorreu.
Você pode selecionar as seguintes opções:
- Não consegui entrar em contato com o motorista
- Meu local de partida estava incorreto
- Meu motorista cancelou
- O tempo estimado de chegada era muito longo
- O tempo estimado de chegada era muito curto
- Meu motorista me pediu para cancelar;
- Escolha a opção correta e toque em “enviar”;
Normalmente, o Uber devolve o valor da taxa caso tenha ocorrido algum dos problemas acima reconhecidos pela plataforma. O valor é convertido em créditos na sua conta.
Você pode verificar se o valor foi creditado:
- Toque no menu e, em seguida, em “Pagamento”;
- Role para baixo até ver “Créditos Uber”;
- O valor correspondente deve estar disponível nesta seção.