Como desativar o reconhecimento facial no Facebook

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Recentemente, o Facebook começou a mostrar um aviso aos usuários que dizia: “estamos adicionando mais formas de usar o reconhecimento facial além de apenas para sugerir marcações”.

É uma implementação mais ampla do que a rede social tinha mostrado em dezembro, quando anunciou que avisaria se alguém postasse uma foto sua (mesmo sem te marcar) e impediria que perfis fake usassem sua foto como de perfil.

A princípio, esse reconhecimento facial é ativado por padrão para todos os usuários, menos no Canadá e na União Europeia, onde o Facebook foi obrigado pela justiça a desativar o recurso por questões de privacidade.

Pode ser que você também não queira que essa seja uma das coisas que o Facebook sabe sobre você — e prefira desativar o recurso. Com essa configuração sendo liberada, a rede social também disponibilizou uma página para desabilitá-la. Veja como fazer isso:

  1. No computador, clique na setinha do canto superior direito e depois em Configurações;
  2. No Android, procure o aviso do Facebook na sua timeline e toque em Ir para Configurações. Se ele não aparecer, tente tocar no menu de hambúrguer, rolar a tela para baixo e tocar em Configurações da conta;
  3. No iPhone, toque no menu de hambúrguer,  role a tela para baixo até Configurações e escolha Configurações da conta;
  4. Procure pela opção de Reconhecimento facial ou Configurações de reconhecimento facial, seja rolando a tela ou clicando na barra lateral;
  5. Toque em “Deseja que o Facebook possa reconhecer você em fotos e vídeos?”;
  6. Selecione a opção Não;

Pronto! O recurso de reconhecimento facial do Facebook foi desabilitado. Agora a rede social não vai sugerir que as pessoas marquem você em fotos, nem vai te avisar quando usarem alguma foto sua, mas não te marcar. O Facebook explica melhor o recurso nesta página especial.

Fonte