Desde fevereiro, o Google habilitou um bloqueador de anúncios nativo no Chrome, que bloqueia algumas propagandas irritantes. O buscador tomou essa inciativa após uma pesquisa com 25 mil usuários que definiu o que são anúncios invasivos.
Nós já explicamos como funciona o bloqueador de anúncios do Chrome, que já está funcionando. Quer saber se ele está ativado no seu navegador ou pretende desativá-lo para determinado site? Veja como fazer.
Para ativar ou desativar o recurso (todos os sites)
- Clique no botão de menu (representado pelos três pontinhos) no canto superior direito;
- Entre em Configurações;
- Role até o fim e clique em Avançado;
- Abaixo de Privacidade e segurança, clique em Configurações de conteúdo;
- Deixe a opção Anúncios desativada para bloquear anúncios invasivos em todos os sites;
- Ative a opção para permitir anúncios invasivos em todos os sites.
Para ativar ou desativar o recurso (site específico)
- Na barra de endereços do site, clique no cadeado verde, em “Seguro” ou no (i);
- Clique em Configurações do site;
- Procure por Anúncios;
- Clique em Bloquear (padrão) e selecione Bloquear ou Permitir;
- Pronto!
Vale lembrar que o recurso só funciona com anúncios invasivos, definidos de acordo com uma pesquisa com 25 mil usuários. Estes tipos de anúncios serão bloqueados por padrão:
No desktop:
- anúncios de pop-up;
- anúncios em vídeo com auto-play e som ativados;
- anúncios que ocupam a página inteira;
- anúncios grandes e fixos.
No celular:
- anúncios de pop-up;
- anúncios animados que piscam;
- anúncios em vídeo com auto-play e som ativados;
- anúncios que ocupam a página inteira;
- anúncios persistentes;
- anúncios com densidade maior que 30%;
- anúncios de tela cheia que impedem a rolagem;
- anúncios grandes e fixos.
No geral, você pode deixar o bloqueador de anúncios do Chrome ativado por padrão tanto no computador ou celular; os anúncios de sites que você gosta provavelmente continuarão aparecendo, caso eles não se encaixem nas categorias acima.