Ethereum e ether: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em segundo lugar na lista de criptomoedas com maior valor de mercado, o ether é uma das moedas virtuais mais populares. Ele e sua blockchain, Ethereum, ganharam bastante popularidade na comunidade, mas também têm seus problemas. Conheça mais sobre essa criptomoeda e sua blockchain nos próximos parágrafos.

Como surgiu o Ethereum e ether?

O documento que apresenta o Ethereum foi introduzido em janeiro de 2014 por Gavin Wood, co-fundador da plataforma de blockchain junto com Vitalik Buterin, outro co-fundador atualmente em atividade na comunidade. Junto com o Ethereum, foi criada a criptomoeda ether para funcionar com as diversas aplicações do blockchain.

Ethereum

O Ethereum e sua criptomoeda, ether, a princípio, têm diversas similaridades com o bitcoin. A diferença é que na comunidade ether o foco está mais no desenvolvimento da plataforma de blockchain Ethereum, e não tanto no crescimento e especulação do ether, a criptomoeda que é combustível da plataforma.

Pra que serve o Ethereum e ether?

Dessa forma, o Ethereum é feito para funcionar com as diversas aplicações ideiais de blockchain que já explicamos aqui, como contratos inteligentes, financiamento coletivo, organização autônoma e outras aplicações descentralizadas. Depois, o ether entra para financiar a mineração e pagar, por exemplo, os contratos inteligentes.

Da mesma forma que o bitcoin, as transações e todas as outras aplicações são registradas no blockchain. Para assegurar que os registros são verdadeiros, os usuários devem minerar os blocos com o clássico mecanismo de prova de trabalho (PoW), oferecendo seu poder de processamento para resolver problemas criptográficos complicados. As recompensas são pagas em ether.

No entanto, o mecanismo de PoW deve mudar em algum momento em 2018 ou em 2019. Um grande problema do Ethereum hoje é a escalabilidade, uma vez que a blockchain não consegue processar muitas transações por segundo. Vitalik Buterin, co-fundador, já reconheceu que esse é o problema número um do Ethereum e está trabalhando em uma correção, chamada de Casper, que deve introduzir outro mecanismo de consenso no Ethereum. Mas vai demorar.

Como minerar ether?

Foto por BTC Keychain/Flickr

Como existe muita gente minerando ether, é muito comum que os usuários entrem em um pool de mineração, em que várias pessoas se juntam para usar o poder de processamento de todos para validar um bloco. Depois, a recompensa é dividida apropriadamente para cada um. As ferramentas mais conhecidas são MinerGateAntPool, e ViaBTC.

Também dá para fazer cloud mining, em que você financia o hardware de uma empresa especializada em mineração e depois recebe uma porcentagem do que foi minerado. Como o nome indica, você não usa o seu computador; o que você pagou é usado para investir em mais equipamento. As soluções mais conhecidas são Genesis MiningEobot e ViaBTC.

Qual a cotação do ether?

A cotação abaixo do ether é em dólares (USD), com o valor em reais (BRL) logo abaixo.

Como comprar ether

Ainda que o ether seja a segunda maior criptomoeda atualmente, com valor de mercado de US$ 128 bilhões, muitas casas de câmbio oferecem a compra de ETH apenas com bitcoin (BTC) ou dólar (USD). As maiores são: Binance, OKEx, Bitfinex, GDAX e Poloniex.

Para comprar ether no Brasil, com BRL, o método mais seguro é comprar BTC em exchanges populares como Mercado Bitcoin e Foxbit e depois trocar a moeda por ETH nas maiores casas de câmbio.

Fonte