Como saber se alguém leu seu e-mail no Gmail, Outlook e no celular

Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O recibo de leitura já está presente no WhatsApp, Facebook, nas DMs do Twitter e em vários aplicativos de mensagem. Agora, esse recurso também pode ser adicionado ao e-mail graças a algumas extensões e aplicativos.

É útil saber se alguém leu o seu e-mail quando você precisa de uma resposta rápida ou quer saber quando fazer um follow-up. Claro, alguém ler alguma mensagem e não responder logo em seguida não significa que o e-mail não será respondido, ou que a pessoa de fato prestou atenção no que você escreveu logo quando abriu. Use o recibo de leitura com cautela.

Gmail e Inbox

Praticamente todas as ferramentas que incluem o recibo de leitura nos e-mails funcionam com o Gmail. A minha preferida é o Streak, que também tem diversos outros recursos de CRM para profissionais de marketing, vendas e suporte (algumas pagas). A extensão funciona com o Chrome ou Safari, além de ter um aplicativo de CRM para iPhone e Android.

No entanto, se você quiser manter as coisas simples, a melhor opção é o MailTrack, que é focado somente em mostrar recibos de leitura — de quebra, ele também funciona com o Inbox. Para instalar e configurar qualquer uma das duas extensões:

No MailTrack, você recebe um e-mail com a confirmação de leitura

  1. Instale o Streak para Chrome ou Safari ou o MailTrack para Chrome, Firefox, Opera ou Edge;
  2. Entre com a sua conta principal do Gmail;
  3. Na página que abrir, clique em Permitir para dar acesso ao seu e-mail;
  4. Pronto! Abra o Gmail e, depois de mandar alguns e-mails, cheque se eles já foram lidos.

O único contra do MailTrack é que na versão gratuita o aviso de “Sent with Mailtrack” não é removível. O Streak, por outro lado, não deixa rastros nem na versão grátis e mostra mais detalhes, como de qual lugar a pessoa acessou o e-mail.

Outlook e outros

Essas opções também funcionam com o Gmail, mas dão suporte ao Outlook e outros clientes de e-mail. Estou falando do Bananatag e do Hubspot, que possuem recursos adicionais como agendamento de e-mail e, no caso do Hubspot, CRM.

Em ambos, o processo é um pouco mais complicado que instalar uma extensão: você precisa fazer um cadastro no site. No caso do Bananatag, depois é só baixar um instalador e depois procurar pelos ícones do Bananatag no seu cliente Outlook para Windows.

Para o Outlook no Mac ou outros clientes, dá para fazer o que o Bananatag chama de SMTP Relay: a partir do seu endereço customizado no Bananatag, você modifica as configurações SMTP do seu cliente para fazer o e-mail passar pelo Bananatag, que vai cuidar do recibo de leitura. Neste site tem as instruções — é complicado, mas funciona.

Infelizmente, o Bananatag só avisa o recebimento de, no máximo, 5 e-mails por dia na versão gratuita. A versão paga custa US$ 120 por ano.

E no celular?

Se você quer uma opção mais simples e que funcione em diversas plataformas, eu recomendo usar um cliente de e-mail que tenha a função de recibo de leitura. O meu preferido é o Astro, que funciona com Android, iOS, macOS e até para o Slack.

É só instalar o app, conectar a sua conta de e-mail e pronto! Todos os e-mails que você mandar a partir do Astro terão recibo de leitura. Atualmente, eu gosto bastante do Newton (antes CloudMagic), mas ele é pago (custa US$ 50 por ano) e tem um período de testes de 14 dias.

Fonte